domingo, 24 de fevereiro de 2008

Sem comentário!



Nesses últimos dias eu andei pensando muito sobre o que escrever. Pensei e pensei muito mesmo! Cheguei a quebrar a minha cabeça... mas não consegui parir absolutamente nada! Há alguns dias eu fiz uma viagem para Senhor do Bonfim. Fui encontrar meu pai. Aí eu pensei logo, oba! Esse vai ser o tema da minha nova crônica! Tenho certeza que vou voltar cheio de palavras doidas para serem postas no papel! Não foi bem assim... mas eu entendi o meu lado. Não tive tempo para escrever porque logo depois entrei numa outra viagem! Dessa vez para Caetité, a terra da minha família por parte de pai. Na estrada, passei por vários lugares bonitos. Vi um pôr-do-sol tão perfeito que o seu dourado parecia penetrar minha alma! É eu sei... parece exagero. Falando assim, até eu acho um tanto exagerada "essa coisa de penetrar a alma." Mas eu sabia que aquele pôr-do-sol não era igual a nenhum outro. E acho que só eu sabia mesmo... E também vi montanhas lindas e um céu estrelado maravilhoso em Barra da Estiva. Achei logo que ia voltar cheio de emoções para escrever um novo texto! E errei mais uma vez! Perdi dois textos brilhantes! E sei que seriam muito bons mesmo! Mas se tem uma coisa de que eu estava certo, era de que a minha vida não ia pausar e esperar a minha boa vontade de escrever... A maré de viagens acabou e voltei para a minha vidinha. Aos poucos ia me encaixando em novas situações dignas de textos, mas continuei sem escrever nada! Perdi um vizinho na semana passada... Ele foi morar em outra cidade. Na verdade, além de vizinho, ele é meu primo e amigo, amigo de um tipo raro de encontrar! Bem que eu podia ter escrito um texto sobre isso não é? É podia... e podia ter escrito sobre outros assuntos que prefiro nem comentar. Não fiz nada... As palavras estavam doidinhas para serem escritas, mas eu mostrei que quem manda nelas sou eu! E que se eu quisesse não escrever, eu simplesmente não escreveria e não teria que ficar dando satisfação para nenhuma palavra mimada! E foi então que hoje eu decidi escrever sobre nada! As palavras estão de mal comigo! Ah! mas se elas acham que eu vou voltar atrás, pedir perdão e fazer o joguinho delalas, estão redondamente enganadas! Essas palavras não são absolutamente nada sem mim! Se bem que eu também não sou nada sem elas... Mas eu tenho que mostrar quem é que manda! E quem escolhe o que vai escrever sou eu e não elas! As palavras são traiçoeiras e possuem vários compassas! Usam de artifícios diversos para nos fazer falar o que não queremos... A distração, por exemplo. Como explicar aquelas besteiras que escrevemos na última folha do caderno? Elas são espertas! Estão quase me forçando a falar sobre a festa que eu fui ontem, mas eu não falo e não falo e ponto! Tô de mal com as palavras! Orgulho? não, não mesmo! Só quero mostrar quem é que manda aqui! E que eu não sou apenas um meio delas se propagarem!

5 comentários:

Anônimo disse...

o_O Então tá.

Suel Vasconcelos disse...

A sua cara essa coisa de "mostrar quem manda".

Até com as palavras vc é assim?
*CHOKITO*

Me conta aí, tem sabor mais suspeito do que pipoca de banana? Responda lá no No Capricho!
www.nocaprichoporfavor.blogspot.com

Anônimo disse...

Às vezes tenho medo das palavras, pois ela têm um poder incrível: de um lado ela é criadora ( Se lembra do "E que haja a luz", pois éhh), mas as palavras também destróem e machucam (Se lembra daquele cara que dá aulas de Refrigeração, pois éhh)... acredito que seria bom se soubessemos como utilizar as palavras, e adicionarmos a isso algumas doses de altuísmo.... As palavras machucam mais que violência física. Pode acreditar!!
... Elas tentam "representar", isso é algo abstrato, mas não podemos ignorar o seu uso...

Acredio que você sabe como utilizá-las!!!

VSam disse...

As palavras são coisas engraçadinhas mesmo. Mas, ao contrário de você, no meu caso, são elas quem dominam e botam pra lenhar em cima de mim. Hoje, por exemplo, eu não estava com a mínima vontade de postar no SUJW. Mas quando eu peguei no teclado, meus dedos foram se movendo e eu fiz um texto daqueles, levemente grandinhos, contando sobre o dia de ontem. ^^

E você, resolveu falar sobre nada, mas acabou falando sobre muita coisa, ainda que superficialmente. Seria a influência soberana das palavras imperando sutilmente em nossas vidas...? Elas ainda dominarão o mundo. Como as canetas bic.

Posso dizer?
Saudades eternas de você.

Anônimo disse...

O Crátilo deve ter te ajuda um pouco com os teus questionamentos, eu suponho... JulICe que o diga!! Uma vez li um poesia de Celícia Meireles que discutia acerca das palavras. Vou charfudar por aqui e depois te mando...
Cap! são fáceis?